Economize na compra de livros e uniformes para as crianças



As aulas já voltaram, mas eu quero dividir algumas dicas com vocês, que foram muito bem-vindas aqui em casa... se não der tempo de ajudar as mamães e papais que ainda estão finalizando as compras do material escolar dos filhotes, me perdoem, mas não deixem de guardar essas dicas para usar em outras ocasiões que podem surgir ainda durante o ano.

Em escolas particulares, principalmente, é comum pedirem livros paradidáticos por trimestre, por semestres... As dicas podem ser úteis também na compra de uniformes. Bem sabemos, que nem sempre a criança consegue terminar o ano com o mesmo kit de uniforme que começou, seja porque cresceu, seja porque os sinais, de que se divertiram muito, já começam a ficar evidentes nos joelhos esfolados das calças ou na aquarela que divide espaço com o logo da escola na camiseta rs.

Seja pelo motivo que for, vale sair do piloto automático de sair comprando e investir um pouquinho de tempo no bate papo com as mães amigas. Este ano consegui uma boa economia, tentando agir diferente e ouvindo o conselho e dicas de outras mães.

Então, vamos às atitudes simples e solidárias que fizeram toda a diferença aqui e que podem fazer a diferença pra vocês também:

1. Comece expondo o que você precisa para o seu grupo de relacionamento. Dele surgem as primeiras soluções ou indicações!

2. Converse, entre em contato com outras mães, principalmente, as que estão com os filhos em anos mais avançados no colégio. Elas podem ter exatamente o que mais pesa financeiramente na lista de material (livros didáticos ou paradidáticos). E estarem dispostas a emprestar, vender por um preço bem mais razoável ou mesmo doar aquilo que o seu filho precisa. Elas se livram do velho e você economiza para adquirir outras coisas, como aqueles itens que não tem pra onde correr.

3. Procure participar de grupos em redes sociais formados por mamães e papais da escola do seu pequeno. Faço parte de dois deles: um da escola em geral e um da classe. Neles trocamos muitas informações, tiramos dúvidas, pedimos e damos opinião... e nesta questão dos materiais, mochilas e uniformes são excelentes, sempre tem quem quer doar ou vender mais em conta. É algo tão bacana, que muita gente não sai às compras antes de consultar no grupo.

4. Os sebos são outra boa alternativa de compra. Existe muita coisa seminova, inteirinha, pronta para usar e melhor, a um preço acessível. Ouço bons comentários do Estante Virtual, desde a entregarem no prazo até o perfeito estado de conservação dos produtos. Vale dar uma passada lá!

5. Resumindo, o negócio é pesquisar, interagir e se comunicar. E nada de constrangimentos, afinal, está todo mundo no mesmo barco. E nos dias de hoje, não somente em relação à economia, mas também em relação a preocupação com o futuro do planeta, nada mais louvável que compartilhar, doar, emprestar e reciclar, não é mesmo?


Beijos

Tati

Passeio que não dá pra perder: Fazendinha Cia dos Bichos



 
Aline com ajuda do "tio Formiga", alimentando o filhote de sagui

Conhecemos um lugar pra lá de especial! Sabe aqueles passeios com as crianças, que mesmo antes de ter ido, você faz uma avaliação positiva, mas quando chega é surpreendido ao encontrar mais do que esperava? Pois é, tivemos esse imenso prazer!

Nosso destino foi a fazendinha, Cia dos Bichos, que fica em Cotia, SP. Nunca havíamos ouvido falar, até não começar a garimpar no Google lugares diferentes para realizar o aniversário das crianças (que será assunto, em breve, para outro post!).

Durante a busca, chegamos à Cia dos Bichos e nos apaixonamos, virtualmente mesmo...e nos apaixonamos ainda mais, quando fomos conferir de perto.

Pensem num cenário rural, bonito, organizado, limpo, que te toma pelo cheiro, cores, sons, texturas, informação, lendas e cultura, que reúne animais bem tratados e dóceis,  que serve boa comida e conta com gente boa.... Essa é a Cia dos Bichos, uma mini fazenda que dá a oportunidade a crianças e também aos crescidinhos de interagirem com a natureza por meio de tudo isso que acabei de contar.

Vários desses lindos livros são encontrados no cenário da fazendinha com informações sobre os animaizinhos que moram lá
Vó, no pilão!
 
Pedrinho, numa paradinha para descansar!
 
A vivência para nós e para as crianças foi tão gratificante que é difícil dizer do que gostamos mais. Se pergunto para a Aline de que animalzinho gostou mais. A resposta vem na lata: de todos. Se pergunto ao Pedro, ele dispara a citar vários bichinhos.

Não tinha como ser diferente. Lá eles puderam conviver com todos os bichos de perto. E quando digo, de perto, é de perto mesmo, do jeito que criança gosta e a gente se arrepia: fazendo carinho, abraçando e dando comida na boca dos animais, lá no meio deles, dentro do cercadinho que agrupa cada espécie, ou fora do cercado para aqueles bichos mais comportados, que passeavam livremente pela fazendinha.

Lá tem de tudo um pouco, ou muitos: cabras, ovelhas, coelhos, tartarugas, emas, saguis, porcos, patos, gansos, pavão, cavalos, vacas, galinhas, além do berçário do bichos, onde nos apaixonamos pelos filhotes!


O santo deles bateu de cara!
 

Fazendo amizade com as cabrinhas

 
Aline encontrou uma Peppa dócil e comportada


Apenas uma das dezenas de aves que encontramos por lá e essa ganhou colinho

As crianças ainda puderam andar a cavalo, de charrete, ordenhar a vaca e descansar no playground. Só mesmo num lugar assim, para o parquinho não roubar a cena.
 




 
 
E por falar em roubar a cena, também no bom sentido, além dos animais, têm outros protagonistas que fazem desse um passeio especial: são os monitores. Que equipe gentil, simpática, cuidadosa, informada e preparada. É possível sentir a entrega deles aos pequenos visitantes.

Já fomos a tantos lugares que são ótimos, mas que pecam pela recepção e monitoramento, que ficamos encantados com aqueles profissionais.

Eles passam tanta segurança para as crianças e os pais, que quando nos damos conta já não estamos mais falando aos pequenos para terem cuidado ou se afastarem dos bichos, mas vibrando a cada experiência incrível dos nossos filhotes com o deles! Quanto aprendizado.


Momento de carinho no jabuti e de distinção de machos e fêmeas. Aprenderam mais uma!
 
Tio Formiga, uma atração à parte
 

Pensem em monitores que fazem o que gostam...

A infraestrutura também não deixa em nada a desejar. A Cia dos Bichos conta com o Espaço Família, uma gracinha de lugar, aconchegante, ideal para os pais cuidarem dos pequenos: amamentar, trocar, colocar para dormir, enfim, supri em tudo as necessidades das crianças menorzinhas. Nos banheiros, também mostram a preocupação com as crianças com a instalação de lavados baixos. E no restaurante bom serviço, lugar agradável, com vista para a natureza e comida caseira e variada. Quem preferir, também pode realizar piqueniques.

 
O restaurante

Só deixa mesmo a desejar, a forma de pagamento, por não aceitarem cartão. Não por uma política do lugar, mas pelo fato do sinal ser bem ruim na região. Então, para evitar que ao final de um passeio incrível desses a gente passe raiva na saída porque o cartão "não passa", a melhor solução foi recusar. O que considero uma boa medida.
Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro ou cheque. Se você for já sabendo disso, não terá aborrecimentos.
 


Serviço:
Cia dos Bichos – Granja Viana - Cotia
Endereço: Km25,5 da Rodovia Raposo Tavares
Atendimento: finais de semana e feriados (em dias de chuva, ligar antes para se informar sobre o funcionamento)
Ingresso: 50 reais (menores de 2 anos e maiores de 60 não pagam)
Para informações: 11 4703-3548

Pré-natal do homem: primeiro compromisso da paternidade


Engana-se quem pensa que pré-natal é reservado somente para as futuras mamães. Cada vez mais os homens têm demonstrado interesse em participar e vivenciar esse período que antecipa a chegada do bebê. Muitos ainda como acompanhantes, o que já é muito bacana, mas o que nem todos sabem é que o pré-natal pode ser deles também!

Se por um lado as gestantes vão a inúmeras consultas durante os nove meses de espera do filho para checar sua saúde e a do bebê, o pai pode estar ao seu lado fazendo o mesmo. Isso mesmo! Além de acompanhar a parceira e estar mais próximo do desenvolvimento do bebê, os futuros papais não devem descuidar da sua própria saúde, recomendam os médicos urologistas.

Existem alguns exames que são muito importantes para eles nesse período, principalmente, os relacionados a doenças transmitidas sexualmente que podem, quando passadas do pai para a mãe, chegar ao bebê, oferecendo riscos graves.

Entre os exames estão: sorologia para hepatite B e C, HIV e sífilis, além de exames de sangue para detectar presença ou não de diabetes, verificar níveis de colesterol e medição da pressão arterial.

Todos esses exames fazem parte do pré-natal do homem e são bem parecidos com os exames pedidos na fase pré-nupcial.

Apesar de ainda soar como novidade, o pré-natal do homem já faz parte da Política Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde e foi implantado em 2007 em Ribeirão Preto. Hoje já está presente em diversas cidades brasileiras.

Para completar, os paizões que desejam ainda mais envolvimento desde essa fase tão importante pro casal, que é a espera do bebê, vale conferir se na maternidade escolhida para o nascimento existe oficinas sobre cuidados básicos do bebê. Será mais uma oportunidade e tanto de viver boas experiências ao lado da esposa e criar um vínculo ainda mais forte.  Esses cursos geralmente oferecem poucas vagas por casal e são bastantes concorridos, por isso, não percam tempo, coram lá e vivam plenamente esse momento!

beijos

Tati Rodrigues

Vivendo e aprendendo com Dory e Piper


Levar os pequenos ao cinema gera mais expectativa para mamães e papais do que às crianças. Enquanto eles ficam ansiosos para ver na telona a personagem favorita ou a animação que os amiguinhos não param de comentar,  a gente fica pensando em todo o processo.

Quem nunca se pegou torcendo para o filho gostar do filme,  para ele aguentar até o final da sessão sem dormir ou pelo menos para não abrir aquele berrero e acabar com a diversão do restante da família?

Haja expectativa e sorte para conseguir um final feliz para todo mundo.

Talvez por isso vemos muitas famílias chegando bem na hora que o filme vai começar. A minha faz parte desse "movimento" rs.  O raciocínio, pelo menos aqui em casa, é: ganhar os longos minutos de trailer em filme e quem sabe assim contribuir para que as crianças assistam numa boa o longa, até o final.

A regra, normalmente é essa. E também, normalmente, dá certo.


Mas, fugir à regra e correr todos riscos, que já comentei, pode também ter suas vantagens.

Fomos assistir Procurando Dory e chegamos para a sessão um pouco antes do trailer terminar. Não era essa a ideia, mas o Pedro, meu menorzinho, depois de termos comprado os ingressos, viu o espaço de recreação do shopping, que fica próximo à bilheteria. Imaginem, não queria mais o cinema e sim os brinquedos, claro!


Fiquei sem opção. Ou entravámos todos, naquele momento, para a sessão ou perderíamos o filme, já que por nada nesse mundo eu iria conseguir convencê-lo a deixar os brinquedos.

Enfim, fomos lá tentar a sorte.

Mal entramos para a sessão e comecei a me arrepender de estar ali “tão cedo”. A inquietude do Pedro era tanta, que já me preparava para sair com ele rumo à sala de brinquedos, deixando a Aline com a titia e a vovó, quando... veio a surpresa. Piper!

Se você ainda não o conhece, vou fazer uma breve apresentação. Piper, primeiramente, é o nome do curta (que antecede o filme da peixinha Dory) e conta a história de um fofo filhote de maçarico-rasteirinho, de nome Piper, que aprende a se alimentar sozinho.

A pequenina ave brinca com bolhas na areia e com as conchinhas. Tudo para ela é uma grande novidade, assim como acontece com as crianças. E descobre em meio a essas experiências a enfrentar seus primeiros medos para conseguir comida. São apenas seis minutos  de filme que dão conta de mostrar uma linda história de superação.


Voltando à nossa experiência no cinema...Piper caiu nas graças de todos que estavam ali. Crianças e adultos se encheram de amor por aquele passarinho e quando, na sequência, Dory apareceu, todos já estavam no clima.

Ao final (sim, chegamos ao final), os meus pequenos nem sabiam dizer do que tinham gostado mais: de Dory ou de Piper.

O resumo da obra de hoje é: Faz bem fugir às nossas regras de vez em quando!

E as dicas de hoje são:

Quarta, ingresso para o cinema é mais em conta. Então, aproveitem!
Não deixem de assistir Procurando Dory, está mesmo muito bom! Valeu aguardar!
E, chegue cedo para a sessão, vocês vão se emocionar com Piper! Está imperdível!

Beijos e boa sessão pipoca!
Tati Rodrigues

Os alimentos da estação: para comer bem, pagando menos


Bem sabemos o quão é difícil fazer os pequenos terem uma alimentação saudável, principalmente, em relação à variedade de alimentos que consomem. Mesmo os que comem bem rejeitam um ou outro alimento. Outras vezes, comem tanto do mesmo, por só aceitarem aquilo, que acabam enjoando do que antes se lambuzavam.

Aqui em casa tenho os dois exemplos. Para tentar dar uma equilibrada nesses extremos recorro muitas vezes à criatividade para montar as refeições e aos alimentos que estão no período de safra.

Os legumes, frutas e verduras da época, além de serem mais frescos, saborosos e nutritivos, são uma boa oportunidade para tentar com que as crianças experimentem algo diferente.

Em casa, eles surgem aos pouquinhos no prato das crianças, sempre junto com algo que já estão acostumados a comer e começam a serem bem recebidos depois de algumas tentativas.

Sem contar, claro, que os alimentos da estação são mais baratos em relação aos outros que estão fora de época e que precisam de grandes doses de fertilizantes químicos, insumos artificias e agrotóxicos para que possam ser colhidos e colocados à venda. Ou seja, consumir alimentos da estação não é somente uma atitude razoável com a saúde da família, com o nosso bolso, mas também uma atitude ecologicamente correta.

Portanto, bons motivos para consumi-los não nos faltam, não é mesmo?

Então, que tal aproveitar esse inverno para variar o cardápio?

Anotem aí!


Em julho, temos:

Carambola!


Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, mexerica e tangerina;

Verduras: agrião, alho-poró, chicória, coentro, couve, erva-doce, espinafre, mostarda e salsão;

Legumes: cenoura, abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde, nabo, palmito, pepino e rabanete.


Em agosto é a vez deles:

Chicória!

Frutas: banana-nanica, caju, carambola, kiwi, laranja-pera, lima, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina;

Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula;

Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.


Em setembro, que tal?


Jabuticaba!


Frutas: abacaxi pérola, abiu, banana nanica, caju, grapefruit, jabuticaba, laranja, laranja lima, laranja pêra, maçã nacional, mexerica, nêspera, tamarindo, tangerina.

Verduras: alho poro, almeirão, brócolis, chicória, couve de Bruxelas, couve flor, erva doce, espinafre, louro, orégano e rabanete.

Legumes: abóbora, abóbora japonesa, abóbora paulista, abobrinha italiana, cogumelo, ervilha comum, ervilha torta, fava, inhame, pimentão vermelho. 


Tudo anotado! Bora às compras?

Beijos

Tati Rodrigues
 

Vem Curtir!

Segue também!