Muitas de vocês já devem ter ouvido falar no método Montessori.
O meu primeiro contato com o método montessoriano foi ainda na casa dos meus pais, quando eu nem sonhava em ter filhos. Com mãe e irmã professoras o modelo Montessori foi estudado, citado e debatido por elas muitas vezes.
Mas só me interessei mais em saber sobre essa linha pedagógica na época que comecei a pesquisar escola para minha filha, quando ela tinha 3 anos. A escola escolhida, somente para concluir, não segue o modelo, mas descobri que podemos realizar muitas atividades inspiradas no modelo Montessori em casa!
Descobri ainda que muitas das brincadeiras que realizávamos em casa com a Aline, desde que era bebê, tinha afinidade com esse método, talvez porque, sempre que possível, buscamos nas brincadeiras, tanto com a Aline quanto com o Pedro, estimular a criatividade e a autonomia e claro, o aprendizado. E esse é um dos conceitos do método Montessori.
Maria Montessori, médica e educadora, criadora desse método, defendia a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. O método propõe ainda uma educação integral que começa pelos sentidos: cheirar, provar, escutar, ver, tocar! Esse é um pensamento que me agrada muito.
Criado em 1907, o método Montessori, continua atual e me arrisco a dizer que nunca foi tão pertinente como para os dias de hoje.
Por isso, separei algumas sugestões de brincadeiras inspiradas nesse conceito e que você pode realizar em casa com seus filhos. Vocês vão ver que com ideias simples, podemos oferecer muitos estímulos e desafios para as crianças. Um jeito muito bacana de ele aprender se divertindo!
1- Reconhecendo alimentos
Imprima imagens de frutas e legumes e peça para o seu filho colocar as frutas e legumes correspondentes sobre elas. Além de ser um exercício de reconhecimento ele terá a oportunidade de sentir a textura e o cheiro dos alimentos. Essa também é uma boa dica para incentivar a alimentação saudável!
2- Adivinhando pelo cheiro e textura
Se o seu filho já é um pouco maior e já reconhece as frutas e sabe dar o nome a elas, uma outra brincadeira, que ele vai adorar é a de vendar os olhos e escolher uma das frutas que estão no cesto. Já fizemos muitas vezes essa aqui em casa e a Aline adora! Depois de apalpar e sentir o perfume da fruta escolhida, ele deverá descrever o que está sentindo nas mãos e dizer que fruta pegou. Outro ótimo estímulo sensorial. E uma boa oportunidade para inserir no cesto uma fruta nova, que pode ser experimentada ao final da brincadeira ou quando ele a pegar no cesto.
3- Afunda ou flutua?
Separe algumas frutas e um balde transparente com água e peça ao seu filho para fazer a experiência, mas esteja preparada com a resposta na ponta da língua para os questionamentos que certamente virão: Por que flutua? ou Por que afunda?
4- Texturas
Reúna numa caixa diferentes objetos da sua casa ou brinquedos do seu filho. Ele terá que selecionar aqueles que são macios e os duros e colocar nos cestos ou caixas correspondentes.
Seguindo o mesmo conceito e objetos diferentes ou alimentos, você pode trabalhar com ele grosso e fino, áspero e liso, cores e por ai vai.
5- Copie a letra
Crianças que estão na fase de alfabetização podem gostar dessa sugestão. Preencha com açúcar refinado ou areia uma caixinha ou outro recipiente que tenha em casa. Escreva, recorte de uma revista ou imprima uma letra numa folha papel e peça para a criança copiar na “areia”.
6- Copie números
Desenhe ou imprima os números num papel. Dê massinhas de modelar ao seu pequeno e peça para que ele modele os mesmos números na massinha. Em seguida peça para ele colocar sobre o desenho correspondente. Com as massinhas ele também deverá fazer a quantidade de bolinhas que o número representa. É uma boa dica para treinar os numerais em sua forma e quantidade!
7- A toca das minhocas
Com escorredor de massa, aquele que seu filho adora tirar do armário, e alguns fios de lã as crianças exercitarão a "coordenação motora fina" ao tentarem passar as linhas pelos furinhos. Não precisa ser necessariamente com lã. Afinal as "minhocas" são fruto da sua imaginação, então, solte a criatividade, pode ser com elásticos, canudinhos coloridos (aqueles mais finos), barbantes ....
Essa mesma atividade também pode ser feita com caixa de sapatos. Faça vários furinhos na caixa e entregue "toca" e "minhoquinhas" ao bebê! Ela vai se divertir!
8- Brincando com o tubo
Outra atividade simples de fazer e bem legal é fixar um tubo de papelão, que pode ser o do papel toalha, numa superfície vertical lisa e entregar bolinhas para a criança jogar dentro. Como as bolas vão entrar por um lado e sair pelo outro, coloque uma cestinha ou baldinho embaixo para que não rolem casa a fora. Aqui você pode também trabalhar as cores, primeiro passando todas as amarelas, depois as vermelhas.. e se não tiver bolinhas, pode ser os lacinhos da irmã, algodões coloridos...
9- Separando meias
Quem é que não tem um cesto de meias que precisam ser separadas em pares? Tente pedir ao filhote que encontre os pares das meias e que os coloque enfileirados ou um ao lado do outro. Depois você ainda pode contar quantos pares ele conseguiu formar e dividir o grande grupo de meias em pequenos grupos, como por exemplo, o grupo de meias da criança e do papai. Além de ele se divertir e aprender com essa atividade de quebra já vai te dar uma mãozinha nas tarefas da casa! Gostou da ideia?
10-Treinando a autonomia
Adorei essas atividades que aperfeiçoam a coordenação motora das crianças. Para fazer o tênis, você pode imprimir uma imagem da internet em tamanho grande, pintar e colar sobre um papelão, fazer os furos com uma caneta e mostrar ao seu filho como passar o cadarço. Você pode fazer em um tênis, enquanto ele repete no outro e depois pedir para ele tentar sozinho. Para as outras peças, caso você não tenha habilidade com as linhas e agulhas, vai precisar da ajuda de uma amiga. Importante a peça envolver um papelão como mostra a imagem para dar mais firmeza na hora da criança manusear. Que tal começar a confecção pelas peças mais simples, como as que levam velcro (pode ser colado) e as de botões?
Gostaram das dicas?
Provavelmente você se lembrou de muitas outras que já fizeram juntos e que se identifica com o método montessoriano. Que tal dividir com a gente? Ou conte como foi a experiência com os pequenos realizando uma dessas brincadeiras propostas aqui!
beijos e bom divertimento!