Feiras e delivery de alimentos orgânicos


Há tempos que procuro por uma feira de alimentos orgânicos perto de casa. E de tanto procurar, não é que eu achei?!

Ela estava ali, na CRAISA - Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André, que fica ao lado do CEASA de Santo André.

Para quem mora no ABC paulista ou em São Paulo (como eu), mas pertinho do ABC, vale a pena conferir.

De cara já é possível notar a diferença em relação as tradicionais feiras livres. Esta que visitei é pequena, silenciosa, pouco movimentada, mas com uma boa variedade.

Para quem não está acostumado com os orgânicos pode se assustar um pouco com os custos dos alimentos já na primeira barraca, que trazia a caixinha de tomates cereja por 14 reais e morangos a 8 reais (preço que pagamos pela qualidade, baixa demanda, baixa produtividade, entre outros fatores). E não adianta pechinchar na próxima barraca, os preços são mesmo nessa faixa e sempre mais altos em relação aos alimentos cultivados com agrotóxicos, mas a qualidade também é outra - alimentos orgânicos oferecem muito mais saúde. 


Por isso, uma dica, se você está numa feira de orgânicos, o melhor é não fazer comparações. Os alimentos orgânicos são totalmente distintos em forma, cor e sabor dos alimentos com agrotóxicos (mesmo que te digam que os dois são abacaxis) e o preço, por sua vez, também.

Existe, inclusive, uma propaganda norte-americana sobre alimentos orgânicos que diz: "consuma alimentos feios para ficar bonito". Acho essa mensagem perfeita.

Mas se ainda é difícil sair de uma feira de orgânicos com uma sacola carregada deles, uma sugestão é priorizar aqueles alimentos que vocês e as crianças mais gostam e consomem. Banana, morango, brócolis, batata, ovos e tomates são os queridinhos aqui de casa. Então, temos investido neles.

Outra ideia é fazer rodizio dos alimentos: o que comprar numa semana, não compra na outra.

É legal também saber quais os alimentos contém mais agrotóxico. Se o pimentão está sendo denunciado na mídia como o vilão da vez e a família adooora pimentão, uma sugestão é comprar pelo menos o pimentão orgânico.

Uma vez, quando a Aline ainda era bebê, a pediatra me perguntou de que fruta ela gostava mais. E eu disse que era dos morangos. Ela respondeu: "então, não dê mais morangos a ela. A não ser que vocês possam comprar dos orgânicos". Isso porque os morangos estavam com índice altíssimo de agrotóxico e a longo prazo poderia trazer mais prejuízos que benefícios para a saúde dela.





Delivery

Se já fiquei entusiasmada em conhecer a feira da CRAISA, imagina quando soube, por um dos feirantes, que eles também trabalham com entrega em domicílio?


Me facilita demais a vida quando posso comprar, seja o que for,  sem sair de casa.

No caso da feira de orgânicos na CRAISA, você informa seu número de celular e eles te enviam por WhatsApp, semanalmente, a lista de produtos e preços. Você escolhe e eles te entregam a um custo de 10 reais, o frete.

Ainda não usei o serviço, mas tenho algumas ideias para a feira não sair muito cara.

Que tal convidar as amigas que estão mais perto de você para fazerem a feira juntas? Uma do grupo faz a compra. Depois, cada uma retira seus alimentos na casa da amiga. Além de ratear o frete, a compra em grupo traz outra vantagem: vocês podem aproveitar ao máximo as promoções! Lembram dos morangos que citei que estavam 8 reais, a caixinha? Eles, por exemplo, saem por 7 reais na compra de mais de uma caixa. E de forma geral, quanto maior a quantidade, maior também pode ser o desconto.

Além de fazerem um bom negócio, não seria nada mau poder ver as amigas toda semana, não é mesmo?


Serviço:


Feira de Orgânicos na CRAISA
Quando: Todas as terças-feiras, das 16h às 20h
Onde: Galpão do Produtor. Av. dos Estados, 2.195, Santa Terezinha, Santo André.


Outra feira exclusivamente de orgânicos, em Santo André, fica em frente ao espelho D'água do Paço Municipal.
Quando: Todas as quintas-feiras, das 17h às 21h

Onde: Praça IV Centenário, s/n, Centro, Santo André

Em São Paulo, você encontra também outras feiras de produtos orgânicos. No site da AAO - Associação de Agricultura Orgânica tem uma lista com mais de 20 fornecedores, entre feiras e serviços com entrega em domicílio. Quem sabe tem uma pertinho de você!?


Aliás, se souber de outros endereços, em outros Estados, comente aqui! As mamães da sua região vão gostar de saber!


 beijos, Tati

2 comentários:

  1. Os alimentos orgânicos são mais saudáveis, mas ao mesmo tempo o preço é maior infelizmente...nunca fui em uma feira ou sacolão de orgânicos, adorei saber que tem! Vc sempre com novidades! Procuramos sempre comer orgânicos da horta do sítio dos meus pais, as verduras fresquinhas duram mais e são muito gostosas. Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Quem tem essa oportunidade tem que aproveitar mesmo. Aqui também, quando vamos para o sitio do meu tio comemos os alimentos fresquinhos. Muito bom!

    ResponderExcluir

 

Vem Curtir!

Segue também!