Passeio de carro: itens de segurança e conforto que não podem faltar


Criança é sempre muito especial e por isso estamos sempre cercando nossos pequenos de mimos e cuidados para garantir a eles segurança e bem-estar, inclusive, em momentos de maior descontração como passear.
 
Por isso, antes de acomodar o pequeno passageiro no carro, importante pensar se todas as medidas de segurança foram tomadas para um passeio tranquilo, pelo menos do que depende de você! 

Alguns itens importantes:

Bebê a bordo

Quem nunca viu em alguns carros aqueles adesivos indicando que tem um bebê entre os passageiros? Pois bem, eles não são somente orgulho de papai e mamãe transbordando. Eles são, na verdade, um dos itens de segurança para o bebê. O objetivo é avisar aos demais condutores que há uma criança ali e que por esse motivo você pode estar dirigindo com mais cautela. Por outro lado, é também uma forma de pedir mais paciência e prudência por parte dos demais motoristas.

Claro, que a prudência no trânsito deveria imperar, indiferente da circunstância, mas como sabemos que isso ainda não acontece não custa nada (ou melhor, muito pouco) reforçar com esses selos, que são encontrados em diversos modelos. 

No entanto, há controvérsias em usar esses tipos de adesivos. Para educar os condutores é bem aceito. Mas como a violência não se limita ao trânsito, algumas pessoas preferem não fazer uso do selo, para não despertar abordagens para roubos e outras ações.


 

Cadeirinhas e assentos de apoio

Essas são imprescindíveis e obrigatórias por lei e por isso já devem ser instaladas para receber o bebê já na saída da maternidade. Acredito que ninguém mais tenha dúvida de que ela de fato pode evitar danos ao bebê ou a criança diante de uma freada brusca ou acidente no trânsito e que não usá-la ou usar incorretamente pode aumentar e em muito as chances de uma criança se machucar gravemente ou não sobreviver. Portanto, este é o equipamento que não pode faltar entre os itens de segurança do seu carro.

Hoje são muitos os modelos e estilos disponíveis. Existe no mercado, inclusive, revestimentos personalizados, em tecido, para deixar o equipamento ainda mais ao seu estilo e do seu bebê. Então, dificilmente vocês não se agradarão por alguma. E melhor, podendo combinar segurança, conforto e beleza num item só!

As crianças recém-nascidas até pelo menos um ano de idade e 09 Kg devem usar cadeiras de segurança que conhecemos como bebê conforto ou cadeiras conversíveis. Esse modelo deve ser instalado no banco traseiro e de costas para o movimento do carro.

Crianças com mais de um ano de idade e entre 09 e 18 Kg podem ficar em cadeirinhas de segurança viradas para frente e as que pesem entre 18 e 36 Kg (normalmente entre 04 e 10 anos) devem usar o assento de apoio  (ou boosters), que tem a função de posicionar a criança corretamente 
na altura do cinto de segurança. Vale lembrar que o cinto de segurança para adulto não protege as crianças deste tamanho dos traumas de um acidente.

Para evitar que a cadeirinha deslize ou faça algum dano no estofado do carro o ideal é investir em protetores de assento. E não se esqueça, seja qual for a cadeirinha que seu filho esteja usando, ela deve ter certificação de qualidade pelo INMETRO!




 

Cinto de segurança

O modelo de cinto de segurança que funciona melhor na absorção do impacto é o de três pontos, em relação ao cinto abdominal. Agora, se tudo certo com a segurança, o segundo passo mais importante, se tratando dos cintos é o conforto!

Para isso, existem vários modelos de revestimentos acolchoados que deixam o cinto macio e aconchegante, evitando que ele machuque ou incomode a criança e ainda pode auxiliar como apoio para a cabeça na hora que o pequeno cair na soneca. 





Protetores solar

Não sei como é com vocês, mas sinto uma dificuldade enorme em acertar no protetor solar de carro para as crianças. Os infantis com cores muito claras, não acho que cumprem muito bem o seu papel. Passa muita claridade. Prefiro os menos porosos ou os básicos (pretos). Outro modelo que eu estou paquerando, mas ainda não testei, são os protetores artesanais.

Acredito que os modelos artesanais, por serem feitos de tecido e por isso bem fechadinhos bloqueiem com mais eficiência os raios UV. O modelo abaixo é feito com tecido, forro de algodão cru, manta acrílica e black-out por dentro. As artesãs capricham e alguns deles além de terem a função de proteger as crianças do Sol, as distraem. Este da foto, da Pedacinho de Pano, incentiva as crianças a brincarem com os sons dos animais. Ideia muito bacana da artesã Carol Klauck!



 
 
Organizadores

Com adesivo colado, cadeirinhas instaladas, cinto adequado e confortável e protetores solares eficientes  um outro item indispensável, principalmente, para passeios mais longos é o organizador de objetos. Eles são fixados atrás do banco dianteiro e possuem nichos para brinquedos, livros, mamadeiras, garrafinhas de água, fraldas, lanchinhos, auxiliando pais e crianças durante todo o passeio. Para os maiorzinhos, a mesinha de atividade pode ser uma boa pedida! 

Separei alguns modelos e ideias para vocês! 



 
Também adorei essa sapateira que ganhou função de organizador. Prático e simples, do tipo "faça você mesmo"!
 
 
Mesinhas de atividades. Um ótimo passa tempo para os mais grandinhos.
 
 



Suporte para tablet. Mais cedo ou mais tarde você pode precisar!rs

 


Agora sim, é só curtir o passeio e os filhotes! Na volta não deixe de passar por aqui para ver as novidades!

Beijos, Tati

1 comentários:

  1. Olá!! Adorei o post...estes produtos de segurança são muito importantes para as crianças como para nós também. A Mel já está no banquinho de elevação e comprei agora pra ela um desdes acolchoados do cinto achei super legal, minha prima quem fez. Bjosssssss

    ResponderExcluir

 

Vem Curtir!

Segue também!