Meus filhos me melhoraram em muitas coisas, a alimentação foi uma delas!



Para que eu conseguisse agir de maneira mais responsável com a minha alimentação precisei de uma grande motivação, melhor, duas!

Para quem não me conhece, nunca fui obesa, aliás estive sempre longe de estar acima do peso. Mas isso não significa tanta coisa assim, pode acreditar!  Na verdade, o fato de eu me manter no meu peso "ideal" esteve sempre muito mais associado a quantidade de alimentos que ingeria, do que a qualidade deles.

Confesso, que vez ou outra, principalmente em festinhas e fins de semana, ainda como umas bobagens, lógico que sempre acompanhada da desculpa que "ninguém é de ferro". E esse é o tipo de desculpa que ainda preciso me livrar!  

Tirando essas escapadas, posso dizer que nos últimos seis anos vi uma mudança significativa na qualidade da minha alimentação e de tabela na alimentação da minha família, já que sou eu que a preparo. A principal motivação foi a chegada da Aline e ganhou força com a chegada do Pedro.

Já na primeira consulta do pré-natal da Aline levei uma baita bronca porque tinha engordado nas primeiras 4 semanas de gestação mais de 2,5kg e sai do consultório com uma lista do que deveria evitar.

Na hora, confesso, que fiquei até meio surpresa com a reação dela... como assim? Agora que eu podia comer à vontade ela me vem com essa!

As palavras de ordem foram moderação no sal e alimentos com açúcar e ir com tudo nos alimentos ricos em ácido fólico (verduras verdes escuras, que auxiliam no bom desenvolvimento do cérebro do bebê), uma vez que não me preparei com a vitamina antes de engravidar.

Outro conselho, que levo para a vida, é fazer várias refeições balanceadas no dia (na gestação de 6 a 8 refeições).

E como eu queria uma gestação saudável para mim e para o bebê, segui a risca todas as orientações da minha obstetra. E não foi que a pontinha de raiva que eu estava dela deu lugar a satisfação já na próxima consulta?rs

Falar que encarei as "restrições" com alegria, estaria mentindo, porque sou louca por doces. Mas quando vi que consegui passar sem as guloseimas e tanta gordura e que eu estava contribuindo para que a bebê crescesse saudável dentro de mim, me dava um baita conforto.

Cada vez que subia na balança e via que eu tinha engordado, às vezes, 1kg ou um pouco menos, mas que a bebê ganhava peso e se desenvolvia maravilhosamente, ficava muito feliz por nós duas. Era aquela sensação de ter feito a lição de casa direito.

Durante toda a gestação engordei 7,5kg. Aliás nas duas gestações. E os meus bebês nasceram com mais de 3kg cada um e saudáveis. 

No período de gestação cortei refrigerante, doces e frituras e passei a comer mais frutas, legumes,  verduras, arroz e pães integrais e carnes assadas ou grelhadas, além de continuar com a natação, durante a gestação da Aline e alguns meses de Pilates, durante a gestação do Pedro.

Passado o período da gestação da Aline, continuei a me alimentar de maneira mais saudável a motivação daquela vez era a amamentação. Queria muito amamentar e dar para minha filha um leite nutritivo e saboroso (veja aqui no blog o post  "Dicas para um leite materno nutritivo e saboroso"). 

Quando ela começou a comer papinhas veio uma nova motivação. Queria que ela tivesse a melhor alimentação e que gostasse de alimentos naturais e variados. Os alimentos para ela eram selecionados e eu fazia questão de comer junto para ser o exemplo, mesmo alguns verdinhos que eu ainda torcia o nariz. Nesta fase, o difícil não foi manter uma dieta saudável em casa, foi fazer as pessoas de fora entenderem que ela, mesmo sendo criança, não precisava ser agradada com doces ou refrigerantes.

Aos três anos da Aline, engravidei do Pedro. E desta vez todos os processos foram bem mais fáceis. Eu já era uma pessoa melhor comigo mesma em relação ao que eu comia e não senti o peso das restrições ou das obrigações.

Já estamos todos em casa adaptados a uma alimentação mais saudável. O Pedro chegou numa nova fase minha e da família, então tudo acontece de maneira muito natural com ele também.

Costumo brincar com as amigas que se querem aprender a comer direito tenham filhos! A gente repensa a vida e começa a fazer tudo melhor pensando no bebê, quando vê já é outra pessoa!

Desejo que você também encontre a sua motivação para uma alimentação mais saudável!

beijo!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Vem Curtir!

Segue também!