Dicas para escolher a escola para o filho


O ano está terminando e muitos pais estão pensando na escola que matriculará o filho no ano que vem. Para quem ainda está nesse processo, que de simples não tem nada, vale a pena dar uma olhadinha nas dicas que José Augusto de Mattos Lourenço, vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP) enviou para o “Mãe pensa em tudo”:


Lourenço lembra que conversar com o filho para saber se ele gostou da escola é muito importante para melhor adaptação. E orienta que:

· Pai, mãe e filho (a) visitem a escola juntos, em horário normal de aulas.

· Conheçam a escola em todas as suas dependências (salas de aula, laboratórios, pátio, quadra de esportes, banheiros, lanchonete, etc.).

· Contatem outros pais e alunos que estudam na escola para saber a opinião deles.

· Conversem com direção e coordenação pedagógica para saber sobre modelo pedagógico adotado. E existem vários: montessoriano, construtivista, tradicional, religiosa ou não, bilíngüe, entre outros. 

· Se informem se a escola adota livros didáticos ou apostilas (sistemas de ensino e qual).

· Verifiquem se há participação dos pais nas atividades.

· Verifiquem a segurança.

· Esclareçam como é o atendimento em caso de acidente
.


A psicopedagoga, Katia Simone da Silva, também falou sobre o assunto.  Ela chama a atenção ainda para outras questões como o material didático, número de profissionais e alunos em sala de aula.

Katia Silva, psicopedagoga
Para ela é importante que a escola trabalhe com a mesma coleção de livros didáticos em todas as séries, ou pelo menos para as séries de um mesmo ciclo (educação infantil, ensino fundamental I e II) para que haja continuidade e fluidez na absorção do conteúdo. Se a escola adota um livro ou apostila de determinada editora para uma série e esses alunos, na série seguinte, passam a estudar com livros de uma coleção diferente ou de outra editora isso pode confundi-los e atrapalhar o trabalho do professor em sala de aula".

Ela explica que mesmo que os assuntos abordados pelas editoras sejam quase que padrão quando se trata da mesma série, a didática, a proposta de aula e a ordem com que é tratado esse conteúdo, por cada editora, é diferente e são essas peculiaridades que podem prejudicar a dinâmica do processo de aprendizado. 

Outro ponto que a psicopedagoga chama a atenção é verificar (principalmente, quando se trata de crianças que estão ingressando na vida escolar), se a escola conta com professoras auxiliares e um número reduzido de aluno por turma. “A escola que conta com duas professoras em sala para ensinar e auxiliar e turmas com até 16 alunos, apresenta um diferencial positivo em relação as demais, pois dessa forma conseguirá com que nenhuma criança fique desassistida em nenhum momento seja dentro ou fora de sala, como idas ao banheiro, ao bebedouro, lanche e outras atividades. Além disso, o professor terá condições de observar e atender necessidades especificas de cada criança”.


Para Katia, a personalidade e os gostos da criança também devem ser considerados. "Ás vezes, o simples fato de uma criança não gostar de areia pode ser um problema se a mesma for matriculada numa boa escola, que atende as expectativas dos pais, mas que o parque é num tanque de areia, ao ar livre, onde ela terá que passar algumas horas durante a semana", exemplifica.

Sabemos que a escola perfeita não existe, mas ela pode estar o mais próximo possível das nossas expectativas. Algumas coisas, conversando, são ajustadas no dia-a-dia. E isso pude conferir no primeiro ano da Aline na escola. A troca de informação com os professores foram importantes para que eles a conhecem melhor e ela tivesse uma melhor adaptação. Já vão existir outras questões que não serão adaptadas ou modificadas para o seu filho. Por isso, é mesmo importante se ater aos detalhes, ver se eles vão fazer diferença na vida ou no desenvolvimento da criança e se for preciso repensar a escolha e mudar, por que não?
Essas são as dicas de hoje!. Espero poder ter ajudado em algumas questões. E se vocês, que já passaram por esse processo, quiserem acrescentar outras dicas, fiquem à vontade para comentar.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Vem Curtir!

Segue também!