Formatura "ostentação"




Aquela máxima "menos é mais" pelo jeito está ficando cada vez mais longe das instituições de ensino, quando o assunto é a formatura. E detalhe: de crianças.


Vocês já tinham conhecimento dessa nova moda de formatura com buffet e baile em relação à formatura das crianças do “Pré”?

Eu desconhecia totalmente até chegar o contrato de formatura da minha filha de 5 anos.

De cara assustei com o valor. E não que os serviços prestados, detalhados no documento, não justifiquem o investimento.

Fiquei me perguntando se aquela cerimônia de encerramento, das crianças que se formavam na educação infantil, agora precisa de todos esses novos protocolos: baile, padrinho, valsa...

Acredito que o que todo pai e mãe mais desejam, nessa fase, é ver o filho recebendo o diploma, de beca e na companhia dos amiguinhos e professores que conviveram com ele nesse período tão importante.

Considero, sim, louvável marcar esse período de uma forma especial. Mas não acho que o caminho é transformar esse momento num evento que acaba inviabilizando que muitos pais e crianças tenham a oportunidade de levar para a vida uma recordação desse dia.

Foi com desconforto que assinamos o contrato. O emocional falou mais alto. No futuro pesaria mais na consciência do que no bolso se não tivéssemos uma recordação da nossa filha recebendo o diploma, de uma fase que está sendo para nós muito especial. 

Mas já lamento antecipadamente pela falta de opção e por não poder dividir esse momento com outros pais e amiguinhos que estiveram conosco nesses últimos três anos.

E não é nem que falta condições financeiras a eles (e que nunca falte a nenhum de nós, porque do jeito que as cosias andam...) mas porque entendem, assim como nós, que a data poderia ser marcada de outra forma com todas as pompas e circunstâncias (e bom senso) que merece. Ou seja, a velha e emocionante colação de grau, acredito, que agradaria a maioria.

Quero esclarecer que não tenho nada contra a sofisticação e que prezo por empresas que oferecem serviços de qualidade, que trazem novidades, que estão atentas as tendências e que andam pra frente. Mas sinto que começa a faltar um pouco de coerência e consenso.





 

1 comentários:

  1. Nossa ainda não conhecia esta nova moda das formaturas de pré...uma fase que pra eles tudo tão simples agrada....os adultos complicam e muitas famílias sofrem por não poderem participar, infelizmente, separando as crianças que ficaram tanto tempo juntas. Bjo Silvana Moretto

    ResponderExcluir

 

Vem Curtir!

Segue também!