Regrinha de etiqueta para criança!




Não sei se também acontece na casa de vocês. Mas aqui dá uma "preguicinha" ensinar regras de comportamento à mesa para minha pequena.

E não por ela. Pelo contrário, ela adora se comportar como uma “mocinha” e sempre está disposta para aprender. O problema sou eu mesmo. Quando chegada a hora de cada refeição, já foram feitas tantas tarefas com as crianças, no meu trabalho home-office, e na casa, inclusive a refeição fresquinha, que se ela comer tudo o que tem no prato, antes de esfriar, já vai me deixar feliz.  


E nessa hora, não implico, vale comer com a colher ou com garfo e até com a mão. Quer dizer, mão na comida valia até um tempo atrás e em algumas circunstâncias. Agora aos cinco anos, não dá para aceitar mais.


Engraçado que, por mais que exista essa minha indisposição, chega uma hora que certos comportamentos, mesmo vindos de uma criança, mesmo que estejamos apenas eu e ela na minha mesa de jantar e seja a minha filha, incomoda e muito.

Foi assim que caiu a minha ficha para essa questão, se eu quisesse que ela tivesse um bom comportamento à mesa, do jeito que deve ser, eu precisaria me dedicar mais. Ou seja, não seria diferente de outros ensinamentos que passamos para ela.

Portanto, aquela tal "preguicinha" teve que ir embora de vez, antes que fosse tarde. Precisei turbinar  o ânimo, a paciência e a criatividade! E aos poucos estamos inserindo as regrinhas básicas. Uma por vez, para também não deixar que a refeição vire um momento tenso.

Ela tem adorado comer com faca. Não tem ainda aquela desenvoltura, claro, mas fica orgulhosa ao nos mostrar o que já está conseguindo fazer. Com a faca (infantil, sem ponta) ela consegue cortar alimentos molinhos e dar apoio ao garfo. Alimentos mais duros a gente continua ajudando, por uma questão de segurança. Muitas vezes a contra gosto dela, porque agora ela não quer mais ser ajudada.

Ainda não entrou no automático comer com a boca fechada. Vez ou outra, precisamos avisar que estamos vendo o que não precisamos ver.

Já levantar no meio da refeição é quase impossível. Por mais que expliquemos que tem que se manter sentada até acabar de comer, não funciona. Mas também, neste caso, nem eu e nem o papai temos sido bons exemplos. Levantamos inúmeras vezes para ver o que o Pedro está aprontando. E é principalmente nesses momentos que ela levanta para ver o que fomos ver.

Com o Pedro acho que todo esse processo será mais fácil porque ele terá também o incentivo da irmã. Já com a Aline, acredito que o que retardou a introdução, de verdade, das regrinhas foi a chegada do Pedro.

Aos quatro anos eu percebia que ela já tinha capacidade e vontade de usar coisas novas, como a faca, por exemplo, mas eu não podia supervisionar de perto porque muitas vezes estava atendendo o bebê em outra necessidade ainda mais primordial. Então, a saída foi deixar que ela fizesse a refeição do jeito que conseguisse melhor.

Agora o Pedro já começa a se sentar à mesa conosco. Fica pouco, mas o suficiente para que a Aline possa nos observar e para que possamos ensiná-la com calma. Está sendo trabalho de formiguinha, mas muito gratificante.


Você também tem dificuldades para ensinar as regrinhas básicas para o seu filho? Para ajudar todas nós nessa tarefa a consultora em etiqueta e comportamento, Claudia Matarazzo, dá algumas dicas para que os pequenos se comportem bem à mesa, sinalizando o que ele já são capazes de fazer, de acordo com a idade que têm. 
Adorei! Vale conferir!

Até os 2 anos 

• A criança ainda se dispersa com muita facilidade e seu prato já deve ser levado pronto à mesa. Mesmo sendo pequena, ela deve aprender que nem tudo pode ser comido com as mãos.


3 anos
• Os pais podem começar a oferecer o garfo no lugar da colher;
Troque o prato infantil por um fundo;
• Aproveite para ensiná-lo que não se deve ficar batendo os talheres na mesa.

4 anos
A faca deve ser sem ponta. Comece estimulando seu filho a cortar alimentos moles;
• Ensine-o a usar a faca, e não o dedinho, para empurrar a comida até o garfo.

5 anos
• Quando a criança estiver usando o garfo com mais habilidade, deve-se substituir
o prato fundo pelo raso
;
• Com esta idade, ela já consegue ver a mesa de cima e não precisa mais de cadeirão.

6 anos
Troque o copo de plástico pelo de vidro, mas supervisione tudo para que não ocorra nenhum acidente;
• Não encha o copo totalmente.

7 anos em diante
• Você já pode ensinar seu filho a colocar a mesa corretamente: facas do lado direito do prato, garfos do esquerdo, e assim por diante... Veja aqui uma dica bem legal de como ajudar o seu filho nessa tarefa!
• Ele também já estará apto a usar os talheres de peixe.


Etiqueta durante a refeição não é, para mim, frescura, faz parte da educação. Quando eu aprendi a me comportar corretamente já estava no final da adolescência. Usar a faca e de maneira certa era um "parto", me atrapalhava horrores e vivi alguns constrangimentos no início. Pode até ter passado despercebido para quem me acompanhava, mas não para mim. Parece uma bobeira, mas é um engano pensar dessa forma.

E também por essa experiência quero que meus filhos aprendam desde pequenos, assim se sentirão bem e seguros em qualquer ocasião.

Beijos!

 

1 comentários:

  1. Adorei o Post muito legal este tema. Realmente muitas vezes nós mesmo por estarmos cansados deixamos algumas coisas de lado, mas as crianças mesmo sempre estão no pique..rs obrigada pelas dicas. Parabéns! beijosss Silvana Moretto

    ResponderExcluir

 

Vem Curtir!

Segue também!