A primeira vez no dentista!


 
Desde que nasceram os primeiros dentinhos de “leite” da Aline a pediatra recomendou que eu a levasse ao dentista. A ideia era fazer um check-up e começar a criar o hábito de realizar consultas preventivas.

Naquela época, eu não tinha nenhuma referência de odontopediatra e por isso passei alguns dias procurando dentistas especializados no atendimento a crianças na internet. Os valores da consulta variavam muito e a forma de atendimento também.

Como eu buscava um atendimento diferenciado, paguei pelo seu preço.

Eu estava ansiosa para essa primeira consulta. A Aline é bem introspectiva com estranhos, com médicos ainda mais, é difícil a comunicação e aos dois anos chorava com a presença deles .

Eu comecei a imaginar como a dentista conseguiria examinar a boquinha dela, se ela “travasse”. E seria muito fácil isso acontecer juntando a personalidade dela com um consultório “frio” e um dentista muito prático e direto.

Por isso, para mim, era importante me cercar do máximo de informações sobre o primeiro atendimento: desde como era o consultório até a conduta do especialista com as crianças.

Entrei em contato com muuuuitos consultórios e solicitava todas as informações que eu desejava para a secretária mesmo. Por fim, depois de ficar em dúvida entre dois ou três, optei por levá-la na Orto Baby, que fica em São Bernardo do Campo. Muito bom o atendimento! Em São Paulo, a Clínica AMAI parece ser excelente e seguir o mesmo método, mas não cheguei a ir. Apesar de morar em São Paulo, ir para a cidade de São Bernardo, de carro, ficava mais prático.

A Orto Baby tinha tudo o que eu buscava: um consultório acolhedor, alegre e com recursos lúdicos, além de uma dentista com todo "jeito" para crianças. A doutora Lígia é muito simpática, didática nas explicações e  paciente. Brincou, conversou muito com a Aline e conseguiu examinar a boquinha dela, sem nenhum problema.
 
Atendimento por etapas
 
Na primeira consulta a Aline conheceu todo o funcionamento do consultório e brincou de escovar os dentes dos bichinhos de pelúcia. Uma graça! Naquela consulta, a doutora Lígia nos ensinou como fazer uma escovação correta de todos os dentinhos, a examinou e nos apresentou qual seria o tratamento. No caso da Aline, foi indicado o selamento (película protetora) de dois dentinhos pré-molares, mais profundos, e mais fáceis de acumular resíduo de alimentos e, portanto, com mais chances de terem cáries. Indicou também limpeza e aplicação de flúor.
 
Na segunda consulta começou o tratamento de fatoPrimeiro foi apresentado um vídeo “As aventuras dos dentinhos”, onde o dentinho preguiçoso, o cuidadoso e o quebrado - os protagonistas da história - mostravam como é importante cuidar bem dos dentes para a saúde bucal.
 
Também achei bem legal que todo tratamento foi feito de forma bastante cuidadosa e divertida. Para fazer o evidenciamento de placa bacteriana, por exemplo, a dentista contou uma historinha para envolver e relaxar a Aline para aquele procedimento. O produto para evidenciar as placas "virou" uma solução mágica, que ao ser espalhado nos dentes mostraria para a doutora Ligia os dentinhos que estavam sujinhos deixando-os pintadinhos de cor-de-rosa.
 
Durante todo o tratamento a dentista tirou dúvidas e passou muitas orientações sobre a higiene bucal de bebê e criança.
 
O retorno
 
Há duas semanas retornamos para consulta de rotina. Outro dentinho recebeu a película protetora. Os outros dois, que já haviam recebido o tratamento a quase dois anos, estavam ótimos. O selamento estava perfeito e continuava protegendo os dentinhos profundos de cáries. Foi feita uma nova limpeza com flúor e desta vez a Aline assistiu a desenhos na televisão, enquanto recebia o tratamento, além de rever os bichos de pelúcia, que a encantou na primeira visita.
 
Ah, e não podia me esquecer de um detalhe: no final de cada consulta, a criança escolhe um brinquedinho para levar para casa. A Aline já vai para a consulta pensando se vai trazer uma aranha, uma pulseira ou que vai encontrar de diferente no pote (risos).
 
Dicas da doutora Sandra
 
Aproveitando o nosso retorno à clínica Orto Baby, consegui um horário também com a doutora Sandra Maria Fonseca de Carvalho, odontopediatra, idealizadora e dona da clínica, que passou algumas dicas, especialmente, para as mamães que acompanham o blog, de como cuidar dos dentinhos dos pequenos e outras informações:
 
  • Assim como os adultos, é importante escovar os dentinhos dos bebês, quatro vezes ao dia, sempre após os lanches e as refeições, principalmente, antes de dormir;

  • Crianças devem usar fio dental, ao menos na última escovação, antes de dormir. Os pais devem auxiliá-las. O jeito mais prático que encontrei foi deitando a cabeça da Aline sobre o meu colo. Assim consigo ter visão de todos os dentinhos e melhor posição para a limpeza.

  • Também é importante escovar os dentes do bebê após as mamadas, mesmo que seja leite materno para evitar a cárie da mamadeira. Pude ver uma imagem e é impressionante o quão comprometida fica a boca do bebê.

  • Praticamente todos os dentes de "leite" devem nascer até o bebê completar dois anos. Entre dois e três anos espera-se que nasçam os últimos dentinhos, os molares. Já os primeiros molares permanentes que nascerão atrás do último molar de “leite” erupcionam em torno dos seis anos de idade.

  • Os dentinhos de "leite" das meninas, normalmente, nascem antes que os dentinhos dos meninos. A troca dos dentes de “leite” pelos permanentes, nas meninas, geralmente, também acontecem mais precocemente.

  • O momento de escovar os dentinhos da criança deve ser prazeroso. Por isso, o ideal é criar brincadeiras com musiquinhas, historinhas para incentivar a criança.

  • É importante dar autonomia para a criança escovar os dentinhos, no entanto, os pais devem supervisionar a escovação e se for preciso interferir no processo que seja sempre de maneira divertida.

  • Crianças devem usar creme dental sem flúor, até que saiba descartar corretamente a pasta. Flúor ingerido com excesso pode causar fluorose dentária (manchas esbranquiçadas nos dentinhos que ainda irão nascer, os permanentes).

  • O flúor não pode ser ingerido, mas os dentinhos das crianças, assim como dos adultos, precisam do flúor, para isso é aconselhado que desde os primeiros dentinhos os pais as levem ao odontopediatra para limpeza e aplicação do flúor corretamente.

  • O intervalo indicado para levar a criança ao dentista é de seis meses

  • Para aliviar a coceira e a dor nas gengivas, uma dica é um mordedor macio ou com gel e guarda-los  na geladeira - sempre muito bem higienizados - pois a temperatura mais baixa ajuda a anestesiar e aliviar a dor.

  • É comum bebês e crianças pequenas quebrarem os dentes devido acidentes. Se isso ocorrer, é importante ir imediatamente para o dentista para receber atendimento. O dente que caiu pode ser colocado num copo com leite ou pode-se tentar encaixá-lo no lugar até chegar no dentista.
 
Por fim, a primeira visita da Aline à odontopediatra foi um sucesso, assim como tem sido os retornos. Em casa tudo ficou mais fácil depois de passar pelas mãos da doutora Lígia. A boa experiência fez com que a Aline passasse a gostar mais de cuidar dos dentinhos e de retornar à dentista sem receios e a mamãe aqui fica toda orgulhosa, claro (risos). Os dentinhos do Pedro estão começando a surgir e logo ele também fará a sua primeira visita à dentista.
 
Espero que as minhas experiências e as dicas tenham ajudado vocês!
 
Beijos!
 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Vem Curtir!

Segue também!